| 
| |
A Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas promoveu no passado dia 19 de junho um seminário subordinado ao tema “Bibliotecas Públicas, Agenda 2030 e Clube de Leitura ODS” inserido na 2ª Feira do Livro de Beja.
Desafiámos bibliotecas públicas a partilhar os seus projetos e ações enquadrados na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou que, partindo da ausência de projetos, fizessem uma reflexão sobre as características dos seus territórios naquilo que são indicadores da população, condições socioeconómicas e questões para a sustentabilidade e para o desenvolvimento da região.
Contámos com a presença da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, representada por Carla Araújo que partilhou o projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”, projeto vencedor do Prémio de Boas Práticas de Bibliotecas Públicas Municipais de 2020 e que, numa viagem por conteúdos digitais interativos para a infância, reforçou a importância da participação dos utilizadores não apenas na fruição estática de conteúdos, mas também na sua reflexão e produção. A «
estante virtual» conta já com 9 livros digitais relativos a 9 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e continua em construção, culminando com a publicação do livro relativo ao ODS 17 – Parcerias e meios de implementação dos objetivos.
Para além da «estante virtual», o Clube de Leitura “Partilhando os ODS” continua a incentivar as “Famílias Embaixadoras dos ODS” a partilharem leituras, a conhecer a Agenda 2030 e a disseminar a informação por toda a comunidade famalicense.
A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo (RIBBA), representada por Francisca Branco, da Biblioteca Municipal de Aljustrel, e por Célia Valério, da Biblioteca Municipal de Alvito, abraçaram o desafio de pensar a Agenda 2030 dentro da rede intermunicipal e partilharam uma reflexão de algo que poderá ser o nascimento de um projeto de futuro para as
bibliotecas do Baixo Alentejo:
"Como pensamos o nosso território e os movimentos de pessoas residentes na região? São portugueses ou estrangeiros? De que forma o ODS 8 – Trabalho digno e Crescimento Económico, poderá ser trabalhado pelas bibliotecas públicas juntando sinergias para que o acesso à informação possa ser fator de impacto nas populações para este objetivo?"
A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste, partilhou um objetivo comum a todas as 12 bibliotecas da rede na construção de um catálogo indexado para os ODS, onde é possível aos utilizadores procurar obras que remetam para cada um dos objetivos e que através do acesso online acrescentam informação fidedigna sobre a Agenda 2030 a quem procura saber mais. Uma exposição sobre a Agenda 2030 e sobre os ODS será também o mote de partida para que a Rede Intermunicipal do Oeste coloque em marcha uma ação concertada entre todas as bibliotecas com um conjunto de ações sobre os ODS, marcando também uma posição enquanto rede intermunicipal neste tema atual e pertinente para todos.

Na oportunidade desta conversa, damos nota de que, no passado dia 17 de junho, como forma de assinalar o seu 6º aniversário, a RIBO decidiu dedicar a sessão comemorativa ao ODS 6 – “Água potável e Saneamento” promovendo uma palestra sobre "O desafio da água num contexto de mudança climática" por Filipe Duarte Santos, professor da Universidade de Lisboa e Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.
| 
|